Sem categoria

SOBRE A AJBP

edital | 23/10/2017 |

A Associação do Jornal Brasil Popular, fundada em 23 de julho de 2015, foi constituída para atender a falta de um jornal que possa levar informações sobre política, economia, saúde, educação, esporte, cultura e variedades com conteúdos locais, nacionais e internacionais. Estatísticas da UNESCO apontam que o Brasil possui um dos mais baixos indicadores de leitura de jornal na América Latina, o que se combina com a existência de uma elevada capacidade ociosa da indústria gráfica brasileira, apesar do modernidade de sua capacidade instalada.

 

Neste sentido, após a realização de estudos e pesquisas que apontassem a viabilidade deste veículo impresso modalidade que registra grande expansão nos países mais desenvolvidos, com distribuição gratuita, reuniram-se para propor a criação de um jornal popular impresso para auxiliar na elevação do padrão cultural-informativo dos brasileiros, bem trazer informações à cerca do mercado de trabalho e notícias vinculadas a necessidade da população para serem utilizadas em seu dia-dia.

 

Nosso jornal nasceu para contribuir na redução das indigentes taxas de leitura, o desconhecimento das leis e das políticas públicas, bem como propagar valores como a cidadania e a solidariedade. Nasceu modesto e com grande chance de êxito, dada a reduzida circulação de jornais impressos hoje na sociedade brasileira.

 

Em tempos de comunicação virtual, optamos por reforçar a importância do jornal impresso, visando proporcionar, especialmente ao cidadão de pouco acesso à informação, primeiramente o acesso regular à leitura, e, também uma abordagem mais simples e popular sobre temas como economia, ciência, tecnologia, cultura, arte e da grande agenda social do Brasil. O Jornal Brasil Popular também mantém site na internet www.brpopular.com.br para levar esta proposta jornalística ao alcance de todos que têm acesso à rede mundial de computadores. 

 

O Jornal Brasil Popular tem como objetivo proporcionar às camadas sociais de menor leitura o acesso a fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira, a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, realizando este objetivo através do jornal impresso e também através da organização de debates com a sociedade, com temas diversos, a exemplo deste que estamos propondo neste projeto.

 

O Jornal Brasil Popular se propõe a informar em linguagem popular, sem usar de sensacionalismo, para ajudar o leitor a sustentar uma opinião mais abalizada, promovendo a capacidade de compreensão e discernimento sobre os vários e complexos fenômenos socioeconômicos da sociedade moderna.

 

O Jornal Brasil Popular possui uma distribuição gratuita, quinzenal, em formato tabloide, com oito páginas e tiragem de 20 mil exemplares, para distribuição nas camadas populares no Distrito Federal.