saude

Projeto de Lei quer liberar venenos perigosos na agricultura

noticia | 21/05/2018 | Da Redação

Está tramitando no Congresso Nacional o Projeto de Lei 6299/2002, que propõe modificações no sistema de regulação de agrotóxicos e libera até produtos proibidos em diversos países. O Brasil já é o líder mundial na utilização de venenos na agricultura e a situação tende a piorar se for aprovado esse projeto, que está sendo chamado de Pacote do Veneno.

E para enganar o povo, os chefões do agronegócio incluíram no projeto a mudança de nomenclatura dos venenos, que deixarão de ser chamados de agrotóxicos e passarão a adotar o simpático nome de fitossanitário. Se esse PL for aprovado, é mais veneno na comida dos brasileiros e mais doenças e mortes de trabalhadores do campo. Entre outras coisas, acaba com a proibição de agrotóxicos que contenham substâncias causadoras de câncer, malformações congênitas e outros problemas graves.

Para piorar, o projeto retira a Anvisa e o Ibama do processo de registro, criando uma comissão formada apenas pelo Ministério da Agricultura, no qual os fabricantes de agroquímicos têm grande influência.

Clique aqui e leia um manifesto assinado por 271 organizações da sociedade civil, enviado à comissão especial da Câmara dos Deputados que irá votar o Pacote do Veneno.

Mais Sobre saude