comunicacao

Novela da Globo usa coaching de modo equivocado

noticia | 07/02/2018 | Da Redação

Uma das mais respeitadas escolas de formação em coaching do mundo, o Erickson College criticou o uso indevido do coaching na novela “O outro lado do paraíso”, da Rede Globo. Na trama, uma personagem que passa por uma situação de abuso sexual procura uma “coach” para tratar o seu problema. Ocorre que o coaching não é uma ferramenta indicada para tratamentos de traumas psicológicos como este.

A International Coach Federation (ICF), que representa especialistas do mundo todo, “define o coaching como uma “parceria entre profissional (coach) e cliente (coachee) em um processo criativo e instigante que inspira o cliente a maximizar seu potencial pessoal e profissional”.

A diretora do Erickson College no Brasil, Iaci Rios, alerta que, ao apontar o coaching como tratamento psicológico, a novela está desinformando o público e estimulando as pessoas a procurar profissionais que não estão habilitados a lidar com situações críticas de saúde mental.

“É muito triste ver um veículo de comunicação com tamanho impacto na população brasileira, como é ainda a TV, veiculando comportamentos incorretos”, diz Iaci Rios. “A novela está apresentando uma prática de coaching totalmente equivocada e antiética. Desrespeitando não só os profissionais sérios de coaching, mas os psicólogos e psicanalistas”, avalia a especialista, que também é psicóloga, além de formadora de coaches.

“Evidente que um caso de trauma e sofrimento psicológico como o retratado nesta novela não pode ser tratado por um coach, mas sim por um psicólogo preparado para isso ou um médico psiquiatra”, completa Iaci.

“Evidente também que não se pode ‘arrancar a verdade’ de uma pessoa sob efeito de hipnose e muito menos um coach pode usar a hipnose, ainda mais para situações desse tipo”, reage a diretora.

“Nós do Erickson College, em uníssono com a ICF (International Coach Federation) e com todos os coaches profissionais éticos e responsáveis, repudiamos essa tremenda desinformação”, conclui.

Iaci Rios acredita que os autores da novela também são vítimas do uso indiscriminado do termo coaching por pessoas que não têm a formação adequada para esta atividade. Atualmente, muitos profissionais se apresentam como “coaches” para oferecer os mais diversos tipos de serviço, que nada têm a ver com a prática desta atividade reconhecida pela ICF.

Por fim, a diretora do Erickson College entende que os autores da novela ainda têm a oportunidade de prestar um serviço educativo à população, mostrando quais são práticas corretas do coaching e qual o tratamento adequado para a situação de trauma psicológico vivida pela personagem.

Sobre o Erickson College

Fundado em 1980 no Canadá, o Erickson College International é hoje uma organização mundial de educação, que oferece programas de formação em coaching e desenvolvimento humano nos cinco continentes.

No Brasil, o Erickson College é representado pela IMR, dirigida por Iaci Rios, que tem mais de 30 anos de carreira em Gestão de Recursos Humanos e Coaching Executivo.

 

 

Mais Sobre comunicacao
  • comunicacao
    MC Soffia é alvo de racismo nas redes sociais

    A jovem rapper MC Soffia, de apenas 13 anos, foi alvo de racismo nas redes sociais na sexta-feira (2) da semana passada. O caso foi divulgado nesta segunda-feira (12) pela Ponte Jornalismo.   Soffia lançou em janeiro seu novo singl...

    MC Soffia é alvo de racismo nas redes sociais
    Saiba Mais
  • comunicacao
    Novela da Globo usa coaching de modo equivocado

    Uma das mais respeitadas escolas de formação em coaching do mundo, o Erickson College criticou o uso indevido do coaching na novela “O outro lado do paraíso”, da Rede Globo. Na trama, uma personagem que passa por uma ...

    Novela da Globo usa coaching de modo equivocado
    Saiba Mais
  • comunicacao
    Rede Globo prepara mais um exercício de manipulação

      No ano eleitoral em que Lula é o preferido das urnas e os golpistas não conseguem emplacar nenhum candidato, a TV Globo elaborou a estratégia de se apoiar na opinião pública para determinar a pauta do govern...

    Rede Globo prepara mais um exercício de manipulação
    Saiba Mais
  • comunicacao
    Rede Globo prepara mais um exercício de manipulação para enganar incautos

    Quer dizer que a TV Globo, useira e vezeira em manipular a informação com o objetivo de enganar os incautos, está conclamando os seus telespectadores no sentido de mandarem um vídeo de alguns segundos para comentar so...

    Rede Globo prepara mais um exercício de manipulação para enganar incautos
    Saiba Mais