economia

Caos na economia: faturamento da indústria cai 16,7%

noticia | 01/07/2018 | Da Redação

O faturamento da indústria caiu 16,7% em maio na comparação com abril na série livre de influências sazonais. Foi a maior queda mensal do indicador, segundo os Indicadores Industriais, divulgados na sexta-feira (29/6), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Além disso, todos os indicadores registraram queda em maio. A utilização da capacidade instalada caiu para 75,9%, o menor percentual desde 2003, quando começou a série histórica. Isso significa que o setor operou com uma ociosidade de 24,1% em maio.  As horas trabalhadas na produção recuaram de 2,4% em maio frente a abril, na série com ajuste sazonal.

Os indicadores de mercado de trabalho também pioraram. O emprego caiu 0,6% em maio na comparação com abril na série dessazonalizada. “Foi a primeira queda após sete meses de moderado crescimento e reverte toda a expansão registrada em 2018”, afirma a pesquisa. A massa real de salários caiu 1,7% e o rendimento médio real do trabalhador da indústria recuou 1,4% em maio frente a abril, na série com ajuste sazonal.

 

Mais Sobre economia