internacional

Revolução Cubana completa 60 anos de vitórias

noticia | 01/02/2019 | Da Redação

Quando o movimento dos barbudos liderados por Fidel Castro e Che Guevara chegou ao poder em Cuba, em 1º de janeiro de 1959, depois de uma heroica luta política e armada contra a ditadura sangrenta de Fulgêncio Batista, os países capitalistas difundiam que aquilo não duraria mais do que alguns meses, que aqueles jovens não teriam competência administrativa para dirigir um governo e um país, e que logo devolveriam o poder político à corrupta e colonizada burguesia cubana.

 

Pois hoje, o mundo inteiro reconhece os 60 anos da Revolução Cubana, que impressiona a comunidade internacional por suas grandes conquistas em matéria de desenvolvimento educacional – tendo erradicado o analfabetismo em apenas um ano – e também por seus avanços marcantes em matéria de vacinas, medicamentos únicos – como para evitar a amputação a vítimas do pé diabético – sem contar a presença de milhares de médicos cubanos trabalhando em 55 países. Além disso, a Revolução exibe ao mundo um país com taxas elevadíssimas de leitura e baixíssimas de criminalidade.

 

Mas, para chegar a estes avanços, Cuba sempre foi obrigada a enfrentar terríveis adversidades promovidas pelos EUA. Estas incluíram um bloqueio econômico e comercial, o terrorismo em instalações desportivas e guerra bacteriológica contra sua agricultura, sem esquecer os obstáculos para acesso a créditos no sistema financeiro internacional.

 

Uma revolução que, aos 60 anos de vitórias, envia à humanidade a comprovação de que sim é possível derrotar o capitalismo e suas imundas mazelas econômicas e sociais.

Mais Sobre internacional