economia

Profissionais de venda e marketing caem na real sobre futuro da economia

noticia | 16/05/2019 | Da Redação, com Agência do Rádio Mais

Houve uma queda na expectativa dos profissionais de vendas e marketing com o futuro da economia do país – de acordo com os resultados do 1º trimestre de 2019 da Sondagem de Confiança e Expectativa dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, realizada pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) com apoio técnico da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas): o pessimismo passou de 3,5% no último trimestre de 2018 para 19% na pesquisa atual. Apenas 57,2% estão otimistas ou muito otimistas - no estudo anterior esse número era 80,9%.

 

A respeito das expectativas em relação ao futuro dos negócios, os percentuais também caíram significativamente entre um período e outro: no último trimestre de 2018, 84,3% estavam com esperança de melhora no setor de atuação, agora apenas 57,3% estão otimistas. Além disso, 10,9% dos participantes apontaram piora em relação à empresa na qual atuam, contra 4,3% da pesquisa anterior.

 

Outro ponto perguntado foi em relação à verba de marketing nos próximos 12meses. A expectativa dos entrevistados é relativamente otimista: 47,1% esperam um aumento (na pesquisa anterior, esse número era de 58,5%). Seguindo na mesma linha, 79% esperam aumento no valor das vendas. Anteriormente, esse número era de 88,7%.

 

A sondagem de confiança e expectativa foi realizada entre 11 de março e 10 de abril de 2019 por meio de questionário eletrônico. A maioria dos entrevistados é do sexo masculino (85%) com 45 anos ou mais (87,4%); 78% atuam em empresas sediadas em São Paulo. A maior parte dos respondentes, 38,8%, ocupa cargos de presidência, direção e gerência; 77,2% são de empresas de comércio e serviços e 21% de empresas da indústria.

 

O estudo tem como objetivos avaliar a opinião dos profissionais de vendas e marketing, bem como de outras áreas estratégicas de empresas e outras organizações sobre a situação atual e expectativa de evolução da economia, setores e empresas; avaliar a expectativa dos agentes em relação ao comportamento das vendas e da verba de marketing de suas respectivas empresas; identificar áreas prioritárias para pautar as próximas atividades da entidade.

 

Mais Sobre economia
  • economia
    PIB cai 0,1% no primeiro trimestre do ano

    O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que soma todos os bens e serviços produzidos no país, recuou 0,1% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o último trimestre do ano passado. O dado é do Mo...

    PIB cai 0,1% no primeiro trimestre do ano
    Saiba Mais
  • economia
    Inadimplência chega a 62,6 milhões de pessoas em abril

    O Brasil encerrou o mês de abril com cerca de 62,6 milhões de pessoas negativadas, ou seja, mais de 40% da população adulta brasileira. Os dados são da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL...

    Inadimplência chega a 62,6 milhões de pessoas em abril
    Saiba Mais
  • economia
    Profissionais de venda e marketing caem na real sobre futuro da economia

    Houve uma queda na expectativa dos profissionais de vendas e marketing com o futuro da economia do país – de acordo com os resultados do 1º trimestre de 2019 da Sondagem de Confiança e Expectativa dos Dirigentes de ...

    Profissionais de venda e marketing caem na real sobre futuro da economia
    Saiba Mais
  • economia
    Cartão de crédito clonado preocupa os brasileiros

    O cartão de crédito é hoje uma das formas mais populares de pagamento no mundo inteiro, principalmente pelas facilidades que oferece. Mas seu uso exige alguns cuidados. Um levantamento feito pela Confederação Nacion...

    Cartão de crédito clonado preocupa os brasileiros
    Saiba Mais