economia

Profissionais de venda e marketing caem na real sobre futuro da economia

noticia | 16/05/2019 | Da Redação, com Agência do Rádio Mais

Houve uma queda na expectativa dos profissionais de vendas e marketing com o futuro da economia do país – de acordo com os resultados do 1º trimestre de 2019 da Sondagem de Confiança e Expectativa dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, realizada pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) com apoio técnico da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas): o pessimismo passou de 3,5% no último trimestre de 2018 para 19% na pesquisa atual. Apenas 57,2% estão otimistas ou muito otimistas - no estudo anterior esse número era 80,9%.

 

A respeito das expectativas em relação ao futuro dos negócios, os percentuais também caíram significativamente entre um período e outro: no último trimestre de 2018, 84,3% estavam com esperança de melhora no setor de atuação, agora apenas 57,3% estão otimistas. Além disso, 10,9% dos participantes apontaram piora em relação à empresa na qual atuam, contra 4,3% da pesquisa anterior.

 

Outro ponto perguntado foi em relação à verba de marketing nos próximos 12meses. A expectativa dos entrevistados é relativamente otimista: 47,1% esperam um aumento (na pesquisa anterior, esse número era de 58,5%). Seguindo na mesma linha, 79% esperam aumento no valor das vendas. Anteriormente, esse número era de 88,7%.

 

A sondagem de confiança e expectativa foi realizada entre 11 de março e 10 de abril de 2019 por meio de questionário eletrônico. A maioria dos entrevistados é do sexo masculino (85%) com 45 anos ou mais (87,4%); 78% atuam em empresas sediadas em São Paulo. A maior parte dos respondentes, 38,8%, ocupa cargos de presidência, direção e gerência; 77,2% são de empresas de comércio e serviços e 21% de empresas da indústria.

 

O estudo tem como objetivos avaliar a opinião dos profissionais de vendas e marketing, bem como de outras áreas estratégicas de empresas e outras organizações sobre a situação atual e expectativa de evolução da economia, setores e empresas; avaliar a expectativa dos agentes em relação ao comportamento das vendas e da verba de marketing de suas respectivas empresas; identificar áreas prioritárias para pautar as próximas atividades da entidade.

 

Mais Sobre economia