cultura

“Tumba la Catumba”, banda brasiliense de rock para a criançada, lança, dia 21 de abril, seu primeiro álbum

noticia | 12/04/2019 | Agência do Rádio Mais

Depois de Plebe Rude, Legião Urbana e Capital Inicial, agora é a vez de zumbis, vampiros e lobisomens serem as estrelas do rock brasiliense. Verdadeiros monstros do rock, no sentido mais literal da palavra. Com humor e leveza, o grupo apresenta músicas infantis com letras que falam sobre Brasília, brincadeiras, alimentação e reciclagem. 

No álbum, a banda apresenta composições próprias e novos arranjos para canções de domínio público, em um mosaico da cultura popular brasileira. “Além do rock, passeamos por outros ritmos como ciranda, frevo e folia de reis, além de releituras inusitadas de cantigas de roda que as crianças adoram”, comenta Rogério Almeida, integrante da banda. 

Entre as canções que compõem o repertório do lançamento estão Simbora Menino,Rap R.A.Sopa de LetrinhaBrasília Cidade MeninaBolacha Maria e o delicioso blues Dever de Casa, que narra, com bom humor, os conflitos de um menino que quer passar o dia fazendo “qualquer coisa, tudo, menos fazer dever”. 

Já há algum tempo, a “Tumba la Catumba” vem publicando videoclipes das músicas em seu canal no Youtube, acesse e confira Simbora Menino em youtube.com/watch?v=r1us8pT-VuE. 

“Tumba la Catumba” na Web, onde ouvir, assistir e saber mais sobre a banda... O sitetumbalacatumba.com.br, até o dia 21 de abril, vai ganhar novos textos, fotos e o internauta encontrará link para baixar todas as músicas do CD. Em @bandatumbalacatumba, no Facebook e Instagram, fãs e seguidores podem acompanhar o dia a dia e agenda de shows da banda além de conhecer, em primeira mão, as novidades e lançamentos. No canalyoutube.com/tumbalacatumbabsb, tem sempre um vídeo novo, além de músicas. E nosoundcloud.com/banda-tumba-la-catumba, dia 21 de abril deste ano, entram no ar todas as canções do CD.

Breve Histórico 

Criada no final de 2009, com a ideia de inovar o cenário musical e teatral voltado ao público infantil em Brasília, a banda conta com profissionais de artes cênicas e música, com mais de 20 anos de experiência em teatro infantil e teatro adulto. Os músicos atuam também em outros grupos de diversos estilos musicais, aprimorando ainda mais o trabalho do grupo. A banda já se apresentou em diversos eventos em Brasília, como o Aniversário da Cidade, o bloco infantil de carnaval Baratinha e principais shoppings da capital. Realizou duas turnês pelo DF com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC) e apresentou o musical “Tumba La Catumba & O Sumiço da Pandeirola”, com direção cênica de Miriam Virna e direção musical de Mateus Ferrari.  Em 2017, a banda lança seus primeiros videoclipes em seu canal no Youtube. Também em 2017 a banda fez sua primeira turnê nacional passando pelas cidades de Cuiabá, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, São Jorge (Chapada dos Veadeiros) e Brasília. Em 2018 lançou seu aplicativo para dispositivos móveis na plataforma Android, disponível gratuitamente na Play Store. Há pouco mais de três anos a Tumba La Catumba comanda o programa de rádio Turminha 100,9 da Cultura FM Brasília, a rádio pública do Distrito Federal.

 

Mais Sobre cultura
  • cultura
    O cinema não pensa mais

    Ao assistir a um filme, você já teve a impressão de saber o final? Isso não ocorre somente pela sua capacidade dedutiva, mas porque existem determinados padrões de produção de roteiros que inundam os gr...

    O cinema não pensa mais
    Saiba Mais
  • cultura
    Beth Carvalho, a voz que cantou a luta do povo brasileiro

    Morreu hoje a sambista Beth Carvalho. Grande artista popular, genial intérprete da MPB e que ganhou centenas de prêmios no Brasil e no mundo, incluindo um Grammy pelo conjunto da obra. Seu falecimento foi confirmado, aos Jornalistas Liv...

    Beth Carvalho, a voz que cantou a luta do povo brasileiro
    Saiba Mais
  • cultura
    Livro homenageia centenário de Claudio Santoro

    As comemorações do centenário do compositor Claudio Santoro (1919-1989) têm início com a publicação pela Editora UnB do livro “Prelúdios para piano”, que será lançado no...

    Livro homenageia centenário de Claudio Santoro
    Saiba Mais
  • cultura
    Depois de anos, Projeto Cultural Canta Gavião volta com força total na Aruc

    Nos dias 27 e 28 de abril, o Departamento Cultural da ARUC vai reviver um projeto pioneiro que fez história nos anos 80/90 - O Concerto Canta Gavião.   Importante movimento de resistência cultural, o Cantão Gavi&atil...

    Depois de anos, Projeto Cultural Canta Gavião volta com força total na Aruc
    Saiba Mais