meio ambiente

DF fecha Lixão da Estrutural

noticia | 20/01/2018 | Da Redação, com Agência Brasília

Um ato simbólico na manhã deste sábado (20/1) marcou o encerramento das atividades do Lixão da Estrutural, um depósito de lixo a céu aberto. O evento foi acompanhado pela diretora-presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Kátia Campos e marcou o encerramento definitivo das atividades do segundo maior depósito lixo a céu aberto do mundo.

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) definiu o momento como um  salto civilizatório para Brasília e para o País e destacou que a medida cumpre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Com o fechamento do lixão, o Aterro Sanitário de Brasília entra em pleno funcionamento. “É uma etapa fundamental para que possamos receber resíduos de forma adequada, protegendo o meio ambiente e as pessoas”, ressaltou o governador.

A desativação do aterro controlado do Jóquei ocorre após quase 60 anos. Com 201 hectares, a área está próxima ao Parque Nacional de Brasília e a cerca de 20 quilômetros da Esplanada dos Ministérios. 

Agora, o lugar ficará restrito para o descarte de resíduos da construção civil. Pelos próximos dias, esse tipo de material deve ser destinado aos distritos rodoviários do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), para posteriormente seguirem à área do já extinto lixão.

Mais Sobre meio ambiente