internacional

Estados Unidos querem o petróleo da Venezuela

noticia | 01/02/2019 | Da Redação

A Venezuela possui reservas de petróleo estimadas em 300 bilhões de barris, o que representa 20% das reservas mundiais já comprovadas. Isso seria suficiente para suprir quase 30 anos das necessidades de petróleo dos Estados Unidos. É isso que está em jogo nos ataques contra o governo eleito da Venezuela.

 

Nicolás Maduro foi eleito presidente com 67% dos votos, concorrendo com três candidatos oposicionistas. Uma comissão externa acompanhou e atestou a lisura do pleito. “Não tenho dúvida de que os venezuelanos votam livremente”, concluiu o ex-presidente do governo da Espanha, José Luiz Zapatero, que integrou essa comissão. Portanto, não se trata de defesa da democracia a tentativa de derrubar o governo venezuelano, mas sim o interesse em se apoderar do petróleo daquele país.

 

O geólogo Guilherme Estrella – ex-diretor da Petrobras e o grande responsável pela descoberta do pré-sal brasileiro – lembra que os Estados Unidos não produzem petróleo suficiente para manter seu padrão de desenvolvimento e o bem-estar de sua população, por isso invadem países que possuem este bem tão precioso, como Líbia, Síria e Iraque por exemplo. Mas o petróleo do Oriente Médio leva de 35 a 45 dias para ser transportado por mar aos EUA, enquanto que a Venezuela fica a apenas três ou quatro dias de viagem.

Mais Sobre internacional