ciencia e Tecnologia

CNH pelo celular já está disponível no DF

noticia | 18/11/2017 | Da Redação

Depois de Goiás, o Distrito Federal é a segunda unidade da Federação a informatizar a carteira nacional de habilitação eletrônica (CNH). Na prática, a CNH digital facilitará a identificação, tanto para os condutores quanto para os agentes de trânsito. 

 

As novas carteiras de habitação passarão a usar o código na parte interna do documento, permitindo sua leitura com a câmera de um smartphone de forma fácil e acessível, evitando fraudes. 

 

Os motoristas podem apresentar o documento de porte obrigatório de forma impressa, como ocorre atualmente, ou digitalmente pelo seu smartphone. Assim, se esquecerem o documento em casa, basta apresentar o digital para não ser multado. E os agentes podem consultar os dados do motorista por meio de um aplicativo de celular. 

 

O documento está disponível por meio de aplicativo da CNH Digital nas lojas iTunes (iOS) e Play Store (Android). Clique aqui e confira

O condutor que quiser acessá-la deverá obrigatoriamente ter uma habilitação impressa com QR Code e estar com os dados devidamente atualizados no Detran — principalmente o e-mail e o telefone celular com DDD, no qual será visualizada a CNH digital. 

Caso o motorista ainda não tenha CNH com QR Code, precisará comparecer pessoalmente ao Detran para fazê-la. A inscrição de forma presencial é uma forma de evitar fraudes. Não há cobrança de taxa.

Mais Sobre ciencia e Tecnologia