saude

Cinco motivos para começar a praticar exercícios físicos

noticia | 25/02/2018 | Da Redação

Há muito tempo se sabe que a realização de exercícios físicos é uma ótima estratégia para manter o corpo em forma e a saúde lá em cima. Provavelmente, todo mundo já ouviu isso se algum médico, amigo ou parente.

Porém, por mais que quase todo mundo já tenha escutado isso, poucas são as pessoas que sabem quais são os reais benefícios dos exercícios, como os órgãos do corpo que passam a funcionar melhor e as outras mudanças na saúde física, mental e emocional.

 

Se você está nesse grupo, não se preocupe, pois agora aprenderá 5 motivos que te farão ter vontade de sair correndo agora mesmo e praticar exercícios na academia, nos equipamentos de ginástica do parque ou até mesmo em casa.

 

Motivos infalíveis para começar a praticar exercícios físicos

 

São centenas de motivos que poderiam te fazer começar a praticar exercícios físicos, mas esses cinco já te deixarão atônitos e extremamente empolgados para se exercitar.

 

1 - Ajuda a emagrecer

 

Pode não ser novidade para ninguém, mas não custa falar: a prática de exercícios é ótima para a redução do peso corporal e pode te ajudar a perder medidas.

 

Ao realizar exercícios, o corpo está em uma atividade que gasta muitas calorias. Consequentemente, você perderá peso com isso, principalmente com exercícios aeróbicos, como corrida, esteira e bicicleta, entre outros.

 

Ao associar a prática constante de exercícios físicos com uma alimentação balanceada, você certamente verá os resultados na hora de subir na balança e de vestir suas roupas, que ficarão mais largas do que de costume.

 

2 - Maior qualidade de vida

 

Se você tem a mesma rotina todos os dias, sabe que isso pode cansar com o passar do tempo e até fazer com que você aproveite menos cada momento, já que tudo parecerá chato. Ao fazer exercícios físicos, a situação já muda de figura.

 

Quando você se exercita, seu organismo libera endorfina, que é conhecida como o hormônio do prazer, justamente porque traz uma sensação de bem estar, alivia as dores e deixa o organismo mais relaxado.

 

Alguns estudos, inclusive, dizem que a endorfina é capaz de curar doenças. Por isso, fica mais do que claro que a qualidade de vida aumentará muito ao realizar exercícios.

 

3 - Tratamento natural e comprovado contra depressão

 

A depressão é a doença do século, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A cada dia que passa, mais e mais pessoas sofrem com isso, seja por causa do trabalho, da família, do relacionamento com a sociedade ou de vários outros motivos. Felizmente, os exercícios podem ajudar.

 

Essa não é uma suposição: um estudo de 2011 do UT Southwestern Medical Center, de Dallas, Texas, contou com o auxílio de um grupo de pessoas de 18 a 70 anos que sofriam de depressão e não responderam bem ao uso de medicamentos.

 

Ao submetê-los à realização de exercícios físicos, selecionados de acordo com o perfil de cada um, 30% deles se curaram completamente e 20% apresentaram uma melhora considerável, tudo isso em apenas 12 semanas.

 

Logo, além da endorfina, que ajuda a melhorar a qualidade de vida, é possível até mesmo combater os males da depressão.

 

4 - Melhora do sistema cardiorrespiratório

 

O coração e o pulmão são dois dos órgãos mais importantes do corpo, que devem ser cuidados com o máximo de atenção para que funcionem adequadamente e não enfrentem problemas. Felizmente, os exercícios também podem ajudar nisso.

 

Depois de começar a se exercitar, você passará a ter mais fôlego e terá sua atividade cardíaca mais controlada. Inclusive, existem casos de pessoas que sofriam problemas de hipertensão e conseguiram se livrar deles com atividades físicas na rotina.

 

Logo, se exercitar contribui tanto para evitar problemas de pressão arterial quanto para ajudar em seu tratamento, caso eles já existam.

 

5 - Aumento na disposição

 

Muita gente pensa que começar a fazer exercícios físicos cansa demais e vai prejudicar todas as outras atividades do dia, o que é um ledo engano.

 

É claro que pode ser que a pessoa sinta um pouco de dor e desconforto nos primeiros dias, já que o corpo sairá de uma condição de sedentarismo e estará “enferrujado”. Porém, com o passar do tempo, tudo isso vai embora.

 

Além disso, quem se exercita constantemente se sente muito mais disposto e animado para todas as atividades do dia a dia, o que vai totalmente contra o que se pensava, que o cotidiano seria mais cansativo.

 

Não perca mais tempo e comece a se exercitar hoje mesmo

 

Fala a verdade, depois de ter visto todos esses motivos, é loucura ficar sem se exercitar! Você não precisa passar o dia inteiro na academia ou  correndo pelo bairro: se começar com 30 minutos de caminhada, 3 vezes por dia, você já sentirá uma boa diferença.

 

Além disso, existem vários aparelhos de ginástica ao ar livre espalhados por praças e parques de todo o país. Assim, você nem precisa pagar uma mensalidade na academia para começar a sentir tudo de bom que os exercícios físicos podem oferecer ao seu equilíbrio físico, mental e emocional.

Mais Sobre saude