cultura

Debate na Feira do Livro de Brasília - “Constituinte de 1988: 30 anos depois, o que restou?”

noticia | 12/06/2018 | Da Redação

A Editora UnB promove, nesta quarta-feira, às 19h, na Feira do Livro de Brasília, o debate “Constituinte de 1988: 30 anos depois, o que restou?”

30 anos depois, o que podemos refletir sobre os rumos da atual Constituição brasileira? Aprovada em 5 de outubro de 1988, foi denominada de Constituição Cidadã devido a um longo e intenso processo de debates e discussões, que envolveu a sociedade organizada desejosa de voz na política depois dos tempos sombrios da ditadura militar.

Nesse contexto, em que muitas vozes se fizeram ouvir, um grande destaque pode ser dirigido para o papel protagonista da Universidade de Brasília, que participou ativamente daquele momento histórico, promovendo cursos e criando grupos de debates, com resultados extraordinários para o resultado do texto final.

 Hoje, três décadas depois, assistimos a Constituição brasileira ser bastante evocada de diversas maneiras e em seu nome se julga e condena, se absolve e liberta, comprometem leis... a interpretam de várias formas! Várias emendas lhe foram adicionadas, retirando, muitas das vezes, direitos e avanços conquistados em nome da cidadania. Para compreender essa trajetória e seus sobressaltos atuais e refletir sobre que garantias constitucionais o povo brasileiro tem hoje e de quem realmente se beneficia delas é o que poderemos aperceber no debate que a Editora UnB promove na 34ª. Feira do Livro de Brasília o debate “Constituinte de 1988: 30 anos depois, o que restou?”

Debatedores

José Geraldo de Sousa Júnior (mediador)

Ex-reitor da UnB, é professor na Faculdade de Direito da UnB. Atua em diversos projetos de pesquisa, entre os quais se destaca o “Direito como liberdade: O Direito achado na rua”. Autor do livro “O Direito achado na rua: Introdução crítica à Justiça de Transição na América Latina”, publicado pela Editora UnB, entre outros.

 Marcelo Lavenére

Ex-presidente da OAB, é hoje um advogado atuante nos movimentos sociais e membro do Comitê Advogados e Advogadas pela Democracia. Co-autor do livro “História de um massacre: Casa de Detenção de São Paulo”.

 Marcelo Neves

Professor de Direito Público na Faculdade de Direito da UnB. É autor do livro “Entre Hidra e Hércules: Princípios e regras como diferença paradoxal do sistema jurídico”, entre outros.

 Bistra Apostolova

Professora adjunta na Faculdade de Direito da UnB. É uma das organizadoras do livro “Introdução crítica ao direito das mulheres”, entre outras publicações.

 Daniela Marques

Professora adjunta de Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da UnB. É autora do livro “A importância do olhar do outro para a democratização do acesso à justiça”, entre outros.

 _________

Debate Editora UnB: “Constituinte de 1988: 30 anos depois, o que restou?”

Data e horário: 13/06/2018, quarta-feira, às 19h;

Local: Estande da Editora UnB na Feira do Livro de Brasília, Shopping Pátio Brasil 

Mais Sobre cultura