internacional

Novo presidente do México quer acabar com a farra das petrolíferas dos EUA

noticia | 05/07/2018 | Da Redação

O novo presidente do México é Antonio Andrés Manuel López Obrador, conhecido como "Lula mexicano", que venceu com mais de 53% dos votos. E para garantir a governabilidade, a esquerda conseguiu efetivar a estratégia de renovar o Congresso mexicano, inspirado pela tragédia do golpe brasileiro, no qual um parlamento de direita derrubou uma presidente legítima. Com isso, o Morena – partido de Obrador – elegeu maioria na Câmara e no Senado.

Um dos principais temas no México – assim como no Brasil – é a exploração do petróleo. Mas agora eles deverão sair do modelo no qual Temer e os golpistas estão arruinando o Brasil e migrar para o modelo implementado por Lula e Dilma.

No modelo mexicano dos governos de direita, o petróleo é explorado sob a forma de concessão por grandes multinacionais estadunidenses, como Exxon e Chevron, e exportado como óleo bruto para as refinarias localizadas no Texas. Enquanto o México vende matéria-prima, os Estados Unidos exportam diesel e gasolina, ficando com grande parte dos lucros, igualzinho Temer faz no Brasil. Mas no México isso vai acabar e os lucros serão usados em favor dos mexicanos.

Mais Sobre internacional